Cortizo na Estação Ferroviária AVE de Logroño - Espanha

Cortizo na Estação Ferroviária AVE de Logroño - Espanha

Abalos y Sentkiewicz é o estúdio de arquitectura responsável pela nova estação ferroviária intermodal de alta velocidade da cidade de Logroño. Este é um projecto pioneiro e abrangente que reúne diversas acções: o soterramento da linha férrea de alta velocidade, a construção de um grande parque público na superfície e a completa renovação do espaço e comunicação nesta área da cidade.

A proposta vencedora da competição internacional organizada pela ADIF, propõe a construção de uma estação de caminhos subterrâneos em que existe um elemento de forma geral, a cobertura, que permite a criação de um novo parque urbano do lado de fora para ao mesmo tempo projetando-se dentro da imagem poderosa de uma grande superfície facetada que foi desenvolvida com uma solução CORTIZO “ad hoc” para este projecto.
Graças a este elemento singular, o projecto não só evita a tradicional fractura que as infra- estruturas ferroviárias têm provocado nas cidades, mas torna-se um ambicioso elemento integrador com uma escala urbana que transforma e articula do norte ao sul de Logroñes. Com estas premissas foi desenvolvido um conceito que reúne infraestruturas, urbanísticas, paisagísticas, arquitectónicas, ecológicas e económicas para transformar o coração de Logroñes.
O projecto da estação proposta conta com um hall de entrada um pouco mais de 1.500 metros quadrados, uma nave de plataformas na planta inferior equipado com cinco vias e duas plataformas centrais. Dispõe de bilheteiras, casas de banho, lojas comerciais e serviço de cafetaria. A construção emerge para o exterior com áreas de acesso e através de claraboias, pavilhões poligonais iluminando as plataformas através de aberturas circulares usando um sistema de espelhos para entrada de luz natural.
Construção Singular
Para dar o interior da cobertura uma imagem coerente e com a mesma presença que o novo parque exterior, os criadores do projecto optaram por criar um grande tecto falso contínuo, de forma que o peso que esta cobertura terá se enquadre e mantenha na escala urbana de Logroño, no contexto do edifício, abrangendo todo o espaço interior da estação. A topografia suave do exterior torna-se numa superfície mais acentuada no interior, lembrando por vezes uma grande caverna. A formalização deste elemento é conseguida através da concepção de uma grande superfície facetada integrada por mais de 300 elementos triangulares em que cada aresta coincide com os elementos estruturais que consistem das treliças do telhado, cada uma delas com geometrias diferentes. As bordas dessas grandes superfícies triangulares planas são (alguns com comprimentos laterais de mais de 13 metros) formadas por multidões de lâminas de alumínio, fixadas a prateleiras ocultas e suportadas por uma estrutura de treliças. A escala da tampa faz com que a composição das ripas, junto da diferente orientação das mesmas em cada superfície facetada, adopte estes elementos numa imagem singular em que a presença de cada ripa está perdida como uma unidade independente, acentuando diferentes superfícies facetadas sacudidas mantendo a aparência de toda a unidade, fornecendo uma imagem poderosa que domina o interior da estação. Esta formalização do desenho do teto da plataforma fornece uma dose espetacular de vanguardismo interior, demonstrando que a arquitectura como espetáculo não está em desacordo com a função mais urbana, neste caso, a casca exterior.
Esta proposta foi recebida com uma solução ad-hoc desenvolvido especificamente para este projecto pelo Departamento de Arquitectura e Engenharia CORTIZO e a implementação ficou a cargo da empresa INDOBE, especialista de revestimentos em grandes obras singulares. Trata-se de uma lâmina decorativa de alumínio tubular extrudido com 12mm de secção vista que é fixado ao suporte pelo sistema de recorte. Esta persiana permite a ventilação de um lado ao outro e tem um coeficiente de 76% a 90 graus. Os testes realizados no Centro Tecnológico CORTIZO certificam a máxima resistência à carga de vento (classe 6), tornando-se uma solução versátil e ideal tanto no interior como no exterior.
A parceria e colaboração entre CORTIZO e o gabinete de arquitectura Abalos y Sentkiewicz resultaram numa solução atraente e inovadora em que hoje em dia os visitantes que usarão esses meios poderão disfrutar.
Integração da Ferroviaria na cidade
A intervenção contempla a primeira desde a implantação da Ferroviária na cidade de Logroño no final do século XIX e subsequente transferência da Gran Via Logroñesa para sua localização actual em 1958 e requisitos de soluções ferroviárias urbanas.
A escavação das rotas rompe com a concepção tradicional de tais infra-estruturas caracterizada pela quebra acentuada no território, criando segregação urbana e social. A construção da nova estação permitiu criar uma nova rede que intensifica a experiência da cidade como um facto colectivo, incentivando a conectividade entre as áreas do norte – sul da cidade, a criação de um grande parque publico da sua cobertura é parte integrante e dando o seu volume uma marca geométrica e topográfica.
O Transporte intermodal, a permeabilidade do sistema viário e o advento de alta velocidade são, sem dúvida, os mais importantes benefícios gerados após a conclusão do desempenho de integração da ferrovia na cidade de Logroño.

FICHA TÉCNICA

Obra: Estação de AVE de Logroño- Espanha
Arquitectos: Abalos y Sentkiewicz
Sistema de alumínio: CORTIZO
Solução utilizada: Lâminas decorativas
Instalador: Inbobe

Se deseja obter mais informação, por favor, entre em contacto:
Departamento de marketing
comunicacion@cortizo.com

CORTIZO
Extramundi S/N 15901 - Padrón (A Coruña)
Tel. 0034 902 31 31 50
www.cortizo.com

estação