Banema obtém certificação PEFC

A Banema, empresa de referência no mercado português no comércio de distribuição de painéis e outros produtos de madeira, obteve recentemente a certificação de Cadeia de Responsabilidade PEFC.
Esta certificação confirma que a Banema coloca no mercado madeira com origem em florestas de gestão sustentável e outras fontes controladas, garantindo a rastreabilidade da madeira desde a floresta, passando pela 1ª transformação até à indústria de mobiliário, carpintaria ou cliente final é monitorizado de acordo com os requisitos PEFC.
A Banema foi uma das primeiras empresas portuguesas a ser certificada APCER pela nova norma PEFC ST 2002:2013. Com esta norma (revisão da anterior), a implementação do sistema DDS passou a ser obrigatório para todas as entradas de material de base florestal abrangidas pela cadeia de responsabilidade. O sistema DDS visa assegurar a transparência do fluxo dos materiais através da disponibilização de informação sobre a origem e as espécies em qualquer ponto da CdR PEFC. Acrescente-se que a Banema cumpre também o Regulamento da UE sobre comércio de madeira (EUTR), tendo feito o registo de operador no ICNF, conforme requisito da legislação nacional. O EUTR tem também exigência de obrigatoriedade da montagem de um sistema de diligência devida na organização para do controlo da legalidade e da mitigação do risco de importação de madeira de fora da União Europeia, bem como da rastreabilidade desses produtos.
A Dr.ª Ana Francisco da APCER, organismo acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) e reconhecido em Portugal pelo CFFP - Conselho da Fileira Florestal Portuguesa, para a certificação florestal e da cadeia de responsabilidade em Portugal, visitou as instalações da Banema, em Astromil (Paredes), onde entregou pessoalmente o certificado PEFC ao Dr. Joaquim Neves, administrador da Banema – Madeiras e Derivados, S.A.
A APCER pode constatar, em auditoria, a abordagem completa e pró-ativa da Banema para obter com as exigências da certificação. A Banema é uma organização que está fortemente empenhada em fornecer um produto que responda aos padrões e exigências ambientais e de sustentabilidade exigidos pela PEFC. Ficou evidente durante a auditoria que todos os procedimentos PEFC foram implementados e monitorizados, com a mais-valia de ter havido a integração no sistema de gestão de qualidade ISO 9001:2008, já implementado na organização há cerca de uma década.
O PEFC (Programme of Endorsement for Forest Certification Schemes) é o maior sistema mundial de certificação florestal. Trata-se de uma organização internacional, não-governamental e sem fins lucrativos, cujo objetivo é o reconhecimento de esquemas nacionais de certificação e a promoção da gestão florestal sustentável. A certificação de Cadeia de Responsabilidade PEFC representa a garantia do compromisso da organização no fornecimento de produtos certificados.
A Banema é uma empresa com 26 anos de atividade no comércio e distribuição de madeira e produtos derivados, com sede em Astromil (Paredes). Em meados de 2013 alargou a sua atividade com a abertura de um armazém na zona de Lisboa.

banema