Siza Vieira assina restauro do mosteiro de Ancede

O arquiteto Siza Vieira adiantou esta segunda-feira à Lusa que vai apresentar, na terça-feira, em Baião, o estudo prévio do projecto de conservação e restauro do Mosteiro de Ancede, naquele concelho.

Segundo o projectista, aquele trabalho já foi admitido pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), pelo que a próxima fase será o desenvolvimento do anteprojecto.

De acordo com fonte autárquica, no âmbito desta fase, está prevista a reconversão da antiga casa moços e hospedaria, adaptando aqueles espaços a cafetaria.

O projecto prevê a criação de quatro unidades de alojamento que serão complementadas por salas de leitura e de pequenos-almoços.

“Está prevista a criação de salas de trabalho, de exposição e sala de conferências. A sala de refeições do mosteiro e respectiva cozinha também serão alvo de intervenção, com o objectivo de recuperar os espaços mantendo a sua função primitiva”, lê-se numa nota de imprensa.

O Mosteiro de Ancede, propriedade do município de Baião, é um monumento de interesse público e está incluído na Rota do Românico do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.

A apresentação do estudo prévio vai decorrer no mosteiro.

Fonte: Global Constrói

Mosteiro