Micro gerador Geberit para a poupança de água

Um micro gerador sob o lavatório
Geberit Tecnologia Sanitária, S.A., Lisboa, Abril de 2012

As torneiras de lavatório automáticas da Geberit contribuem para uma poupança
significativa de água. A partir de Abril de 2012, irá também ser possível equipar estas torneiras com uma fonte de alimentação que funciona independentemente da rede elétrica ou de pilhas. Um micro gerador instalado sob o lavatório para as torneiras de lavatório Geberit tipos 185 e 186. Esta solução é particularmente adequada para instalação em áreas públicas e semi-públicas e também em edifícios com certificação energética. O funcionamento dessas torneiras de lavatórios é assegurado, em situações cerca de 20 utilizações por dia, no mínimo.

Com esta nova funcionalidade a Geberit disponibiliza uma fonte de energia alternativa para o funcionamento das torneiras de lavatório automáticas da Geberit, substituindo a ligação à rede eléctrica ou pilhas. Um micro gerador utiliza a pressão da água da rede para gerar a energia necessária ao funcionamento das torneiras de lavatório Geberit tipos 185 e 186. O Kit com o micro gerador é ligado directamente á válvula de corte da torneira, sendo a energia gerada acumulada numa pilha recarregável. Esta, por sua vez, fornece a energia necessária para o funcionamento automático da torneira de lavatório.

Rápido retorno no investimento
O micro gerador é tão potente, que basta o funcionamento de uma torneira, em média, 80 segundos, por dia, equivalente à utilização de uma torneira cerca de 20 vezes por dia para garantir a energia necessária à sua operação. Este micro gerador auto-sustentável é particularmente adequado para áreas públicas de médio e grande número de utilizadores, tais como aeroportos, estádios, escolas e museus – bem como em edifícios com certificação ecológica e energética.
A pilha recarregável, de elevada duração, possui uma vida útil de pelo menos 10 anos,
permitindo intervalos de manutenção consideravelmente maiores, quando comparada com modelos a pilhas, para além de ter custos de manutenção baixos.

Fácil de instalar
Tanto os utilizadores como os instaladores retiram beneficios do micro gerador para torneiras, pelo fato de evitae a instalação elétrica e de poupar trabalho de planeamento e coordenação durante a construção do edifício. O micro gerador é uma unidade compacta e pronta a funcionar. O trabalho de instalação é, por isso, mais rápido comparado com a instalação de uma torneira de lavatório automática a pilhas ou elétrica, tornando-se uma opção importante na substituição de sistemas já instalados.
Para além deste aspetos práticos, o micro gerador auto-sustentável está protegido por uma caixa elegante, em plástico branco, exemplo de bom design. O Kit do produto permite que cada um dos seus componentes possa ser removido e reciclado. A pilha recarregável permite uma redução do consumo de energia e uma redução dos resíduos de pilhas. Estes fatores foram suficientemente fortes para a Geberit ter obtido o prémio de design iF Design Award 2012 com o micro gerador.

Vantagens:
Energia gerada pela pressão da água potável, não sendo necessário outro tipo de alimentação;
Energia suficiente para 20 utilizações diárias, em média;
Ideal para aplicação em edifícios com certificação ecológica e energética;
Manutenção com intervalos maiores e menores resíduos de pilhas, devido à pilha recarregável de elevado desempenho;
Mínimos requisitos de instalação;
Produto elegante.

Micro gerador Geberit para a poupança de água